DUIMP – Catálogo de Produtos

Dentre as novidades do Novo Processo de Importação está o Módulo Catálogo de Produtos, o qual também será integrado com a DUIMP. Trata-se de um Catálogo de Produtos individualizado por empresa, para pré-preenchimento dos atributos dos produtos a serem importados.

O que é o Catálogo de Produtos na DUIMP?

O Catálogo de Produto tem como finalidade principal auxiliar o preenchimento das DUIMP, utilizando um banco de dados dos produtos e dos operadores estrangeiros presentes nas operações do importador. Esse banco de dados será gerido pelo próprio importador, atualizando-o com novos produtos ou novas informações dos produtos já cadastrados.

Objetivos Catálogo de Produtos

  • Elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos;
  • Prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal (além disso aumento da qualidade e precisão da informação do produto);
  • Permitir que os intervenientes integrem seus sistemas ao Catálogo, consequentemente recebendo as informações de acordo com suas necessidades.
  • Permitir que as informações do produto sejam fornecidas uma única vez (através do preenchimento do catálogo) para todos os órgãos envolvidos na operação;
  • Além disso maior agilidade da atuação dos órgãos anuentes nas operações de comércio exterior;
  • Finalmente permitir a concessão de licenças para o “produto”, quando aplicável, ao invés de licenças para cada operação.

Como incluir um Produto no Catálogo do Portal Único Siscomex

Montamos um passo a passo para a inclusão de produtos no Módulo Catálogo de Produtos, no Portal Siscomex:

Menu Produto / Incluir:

DUIMP – Catálogo de Produtos

Tela de Inclusão de um Produto no Catálogo do Portal Único:

São campos requeridos no Catálogo de Produtos: CNPJ do importador, Naladi, UNSPSC, GPC, GPC-BRICK, NCM, Descrição complementar, entre outros.

Inclusão de Produto no Catálogo de Produto na DUIMP
Informações sobre os valores no Catálogo de Produto – DUIMP

 

Aba Atributos do Catálogo de Produtos

Os atributos são variáveis conforme a NCM selecionada na Aba Dados Básicos.

Obs.: Este conceito de atributo já funciona assim na DU-E (Declaração Única de Exportação) .

Exemplo abaixo NCM 1605.69.00:

Atributos DUIMP

Aba Anexos do Catálogo de Produtos

Na aba de anexos do produto, é possível incluir documentos relacionados ao produto, como fotos, desenhos técnicos, entre outras informações.

 

Cadastrando um Operador Estrangeiro:

Ao contrário da DI (Declaração de Importação) no Siscomex Importação onde as informações do exportador e do fabricante no exterior eram informados no momento do registro.

Na DUIMP há um cadastro destes operadores que deve ser incluso previamente ao registro da DUIMP.

Sendo assim, no Portal Único Siscomex o usuário encontra o Menu Operador Estrangeiro onde deve incluir o Fabricante / produtor estrangeiro para posteriormente vincular ao Cadastro de Produto. Consequentemente, na Duimp.

Informações sobre Operador Estrangeiro

 

Integração do Catálogo de Produtos com a DUIMP

A utilização do Catálogo de Produtos será obrigatório para a Elaboração da DUIMP. Sendo assim ele poderá ser criado no Portal Único previamente ao início da elaboração da Declaração Única de Importação.

O Importador poderá cadastrar os produtos manualmente, além disso há o recurso de “importar” produtos no qual é possível a partir de um padrão incluir vários produtos de uma única vez. Certamente integrando com algum software próprio que contenha os dados dos produtos.

Utilização dos seus dados para a elaboração dos itens: NCM, Fabricante, País de origem, Atributos, etc. certamente trará agilidade ao Novo Processo de Importação.

Pensando em ajudar você, nós fizemos um material exclusivo sobre o Novo Processo de Importação – DUIMP. Cliquei agora na imagem e baixe o conteúdo.

E-book Gratuito Sobre as 7 Novidades da DUIMP
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

E-book Grátis: 7 Novidades do Novo Processo de Importação