CATÁLOGO DE PRODUTOS na DUIMP | Portal Siscomex

Dentre as novidades do Novo Processo de Importação (NPI) está o Módulo Catálogo de Produtos, o qual também será integrado com a DUIMP. Saiba mais sobre o que é e quais os objetivos desde novo módulo do Portal Siscomex. O qual é obrigatório para os processos de importação, elaborados via Declaração Única de Importação. Confira também o passo a passo da elaboração do catálogo.

Vamos lá! 🟢

O que é o Catálogo de Produtos na DUIMP?

O Catálogo de Produto na importação é um módulo do Portal Siscomex. E tem como finalidade principal auxiliar o preenchimento das DUIMP, utilizando um banco de dados dos produtos e dos operadores estrangeiros presentes nas operações do importador. Esse banco de dados será gerido pelo próprio importador, atualizando-o com novos produtos ou novas informações dos produtos já cadastrados.

Quando o novo processo de Importação (NPI) e seu principal documento instrutivo (Duimp) estiverem aptos a aceitar operações sob licenciamento, o módulo Catálogo de Produtos diagnosticará se o produto registrado está sujeito a controle de algum órgão anuente. O módulo de licenciamento (LPCO) poderá ser acionado a partir do Catálogo de Produtos, para solicitar a licença para o respectivo órgão anuente. Cabe ressaltar que uma mercadoria que por si só não esteja sujeita a licenciamento, poderá necessitar de licença em função de outras informações da operação.

Leia também: Como integrar seu sistema de importação com o Catálogo de Produtos do Portal Siscomex

Objetivos do Catálogo do Portal Siscomex

  • Elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos 📦
  • Prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal (além disso aumento da qualidade e precisão da informação do produto) 📦
  • Permitir que os intervenientes integrem seus sistemas ao Catálogo, consequentemente recebendo as informações de acordo com suas necessidades 📦
  • Permitir que as informações do produto sejam fornecidas uma única vez (através do preenchimento do catálogo) para todos os órgãos envolvidos na operação 📦
  • Além disso maior agilidade da atuação dos órgãos anuentes nas operações de comércio exterior 📦
  • Finalmente permitir a concessão de licenças para o “produto”, quando aplicável, ao invés de licenças para cada operação 📦

Como incluir um Produto no Catálogo do Portal Único Siscomex

Montamos um passo a passo para a inclusão de produtos no Módulo Catálogo de Produtos, no Portal Siscomex:

Menu Produto / Incluir:

DUIMP – Catálogo de Produtos

Tela de Inclusão de um Produto no Catálogo do Portal Único:

São campos requeridos no Catálogo de Produtos: CNPJ raiz do importador, NCM, Descrição complementar, entre outros.

Inclusão de Produto no Catálogo de Produto na DUIMP
Informações sobre os valores no Catálogo de Produto – DUIMP

Confira também nosso artigo: Gestor do Catálogo de Produtos na Importação

Aba Atributos do Catálogo de Produtos

Os atributos são variáveis conforme a NCM selecionada na Aba Dados Básicos.

Obs.: Este conceito de atributo já funciona assim na DU-E (Declaração Única de Exportação) .

Exemplo abaixo NCM 1605.69.00:

Atributos DUIMP

Aba Anexos do Catálogo de Produtos

Na aba de anexos do produto, é possível incluir documentos relacionados ao produto, como fotos, desenhos técnicos, entre outras informações.

 

Cadastrando um Operador Estrangeiro:

Ao contrário da DI (Declaração de Importação) no Siscomex Importação onde as informações do exportador e do fabricante no exterior eram informados no momento do registro.

Na DUIMP há um cadastro destes operadores que deve ser incluso previamente ao registro da DUIMP.

Sendo assim, no Portal Único Siscomex o usuário encontra o Menu Operador Estrangeiro onde deve incluir o Fabricante / produtor estrangeiro para posteriormente vincular ao Cadastro de Produto. Consequentemente, na Duimp.

Para ilustrar:

Informações sobre Operador Estrangeiro

 

Integração do Catálogo de Produtos com a DUIMP

A utilização do Catálogo será obrigatório para a Elaboração da DUIMP. Sendo assim ele poderá ser criado no Portal Único previamente ao início da elaboração da Declaração Única de Importação.

O Importador poderá cadastrar os produtos manualmente, além disso há o recurso de “importar” produtos no qual é possível a partir de um padrão incluir vários produtos de uma única vez. Certamente integrando com algum software próprio que contenha os dados dos produtos.

Utilização dos seus dados para a elaboração dos itens: NCM, Fabricante, País de origem, Atributos, etc. certamente trará agilidade ao Novo Processo de Importação (NPI).

Sistema para Catálogo de Produtos na Importação

Aqui na Fazcomex desenvolvemos um Software de apoio ao Catálogo de Produtos da DUIMP o qual integra com o Portal Siscomex. Solicite-nos mais informações pelo e-mail contato@fazcomex.com.br ou nossos canais de comunicação. Conheça o Sistema para Catálogo de Produtos da Duimp.

Para ilustrar:

 

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

O que é o Catálogo de Produtos na DUIMP?

O Catálogo de Produto (CP) é um módulo do Portal Siscomex e faz parte do Novo Processo de Importação (NPI). Tem como finalidade auxiliar o preenchimento das DUIMP, utilizando um banco de dados dos produtos e dos operadores estrangeiros.

Como funciona a integração do Catálogo de Produtos com a DUIMP?

A utilização do Catálogo de Produtos será obrigatório para a Elaboração da DUIMP. Sendo assim ele poderá ser criado no Portal Único previamente ao início da elaboração da Declaração Única de Importação.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🖥️ Como elaborar a DUIMP: Inscreva-se no Webinário

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.