Entenda como identificar erros na DU-E de Embarque Antecipado

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Se você elabora DU-E de Embarque Antecipado, é possível que já tenha se deparado com a mensagem de erro abaixo:

E-book - passo a passo DU-E

MENSAGEM NA DU-E: ERROR DUEX-ER0283/[DUEX-ZJYZEP2867] Nota Fiscal de exportação não recepcionada no local de despacho ou quantidade informada nas notas referenciadas incompatível. 422 

Este artigo vai ajudar você a identificar possíveis soluções para este problema relacionado ao embarque antecipado! Vamos lá!

O que é uma DU-E de Embarque Antecipado?

Se você está retificando uma DU-E de Embarque Antecipado para inclusão das Notas Fiscais de Exportação, e ao enviar para registro apresentou o erro acima,  então é possível que alguma de suas notas fiscais referenciadas não estejam recepcionadas no módulo CCT (Controle de Carga e Trânsito).

Solução: Neste caso, será necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas pra que haja a inclusão das NF-e's faltantes no CCT. Agora que já sabemos o que é o Embarque Antecipado, vamos entender sobre a Retificação de DU-E após a Averbação.

É uma Retificação de DU-E após a Averbação?

A mensagem de erro "Nota Fiscal de exportação não recepcionada no local de despacho ou quantidade informada nas notas referenciadas incompatível",pode ocorrer também quando você tenta retificar uma DU-E após averbação do embarque, incluindo uma nova NF-E, pois a nova nota também precisa ser recepcionada no módulo CCT.

Solução: Neste caso, será necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas pra que haja a inclusão das NF-e's faltantes no CCT. Dúvidas da Nota fiscal você pode consultar no Portal da Nota Fiscal.

Recinto Aduaneiro Incorreto:

Esta mensagem de erro da DU-E também pode ser apresentada  para o usuário caso por engano alguma das NF-Es tenha sido recepcionada no Local de Despacho ou Recinto Aduaneiro Incorreto.

Solução: Revise os locais de despacho aduaneiro na DU-E e na Recepção da Carga no CCT. Ajuste o documento que estiver incorreto.

Como consultar se a NF-E foi recepcionada no módulo CCT?

O próprio exportador ou despachante aduaneiro pode realizar a consulta no módulo CCT e assim confirmar se aquela nota fiscal de exportação ou a nota fiscal referenciada foi corretamente recepcionada pelo fiel depositário.

👉 Segue abaixo passo a passo da consulta da recepção da NF-E no CCT:

Passo 1 - No Portal Único clique no menu "Carga e Trânsito" depois em "Recepção de Carga", depois em "Consultar Recepção de Carga", conforme imagem abaixo:

Consultar CCT

Passo 2 - No Filtro da Consulta da Recepção de Carga, clique em Chave NF-E, conforme imagem abaixo:

Consultar CCT

Passo 3 - Informe o número da Chave de Acesso da NF-E (com os 44 dígitos) que você deseja saber se está corretamente recepcionada, depois clique no botão Consultar.  Exemplo:

Consultar CCT

Passo 4 - Veja que no exemplo abaixo o Portal Siscomex retornou com a confirmação de que a Nota fiscal pesquisada está RECEPCIONADA do módulo CCT.

Consultar CCT

Passo 5 - No exemplo abaixo a nota fiscal vinculada a DU-E não está recepcionada. Veja que o registro não é encontrado no módulo CCT. Portanto neste caso é necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas para que realize a recepção desta nota fiscal, somente depois disso você terá sucesso no registro de sua DU-E.

Consultar CCT

O que é DU-E?

DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.
 
DU-E faz parte do Novo Processo de Exportação o qual visa simplificar os processos atuais. A elaboração ocorre no Portal Siscomex.
 
A Declaração Única de Exportação efetivamente substitui o RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) e contém todas as informações pertinentes a uma determinada operação de exportação.


E aí, gostou deste artigo sobre a DU-E embarque antecipado, como funciona a DU-E embarque antecipado e onde usar a DU-E embarque antecipado? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

E-book - Tudo sobre a DU-E 2024