Se você elabora DU-E de Embarque Antecipado, é possível que já tenha se deparado com a mensagem de erro abaixo:
MENSAGEM NA DU-E: ERROR DUEX-ER0283/[DUEX-ZJYZEP2867] Nota Fiscal de exportação não recepcionada no local de despacho ou quantidade informada nas notas referenciadas incompatível. 422
Este artigo vai ajudar você a identificar possíveis soluções para este problema relacionado ao embarque antecipado! Vamos lá!
Se você está retificando uma DU-E de Embarque Antecipado para inclusão das Notas Fiscais de Exportação, e ao enviar para registro apresentou o erro acima, então é possível que alguma de suas notas fiscais referenciadas não estejam recepcionadas no módulo CCT (Controle de Carga e Trânsito).
Solução: Neste caso, será necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas pra que haja a inclusão das NF-e's faltantes no CCT. Agora que já sabemos o que é o Embarque Antecipado, vamos entender sobre a Retificação de DU-E após a Averbação.
A mensagem de erro "Nota Fiscal de exportação não recepcionada no local de despacho ou quantidade informada nas notas referenciadas incompatível",pode ocorrer também quando você tenta retificar uma DU-E após averbação do embarque, incluindo uma nova NF-E, pois a nova nota também precisa ser recepcionada no módulo CCT.
Solução: Neste caso, será necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas pra que haja a inclusão das NF-e's faltantes no CCT. Dúvidas da Nota fiscal você pode consultar no Portal da Nota Fiscal.
Esta mensagem de erro da DU-E também pode ser apresentada para o usuário caso por engano alguma das NF-Es tenha sido recepcionada no Local de Despacho ou Recinto Aduaneiro Incorreto.
Solução: Revise os locais de despacho aduaneiro na DU-E e na Recepção da Carga no CCT. Ajuste o documento que estiver incorreto.
O próprio exportador ou despachante aduaneiro pode realizar a consulta no módulo CCT e assim confirmar se aquela nota fiscal de exportação ou a nota fiscal referenciada foi corretamente recepcionada pelo fiel depositário.
👉 Segue abaixo passo a passo da consulta da recepção da NF-E no CCT:
Passo 1 - No Portal Único clique no menu "Carga e Trânsito" depois em "Recepção de Carga", depois em "Consultar Recepção de Carga", conforme imagem abaixo:
Passo 2 - No Filtro da Consulta da Recepção de Carga, clique em Chave NF-E, conforme imagem abaixo:
Passo 3 - Informe o número da Chave de Acesso da NF-E (com os 44 dígitos) que você deseja saber se está corretamente recepcionada, depois clique no botão Consultar. Exemplo:
Passo 4 - Veja que no exemplo abaixo o Portal Siscomex retornou com a confirmação de que a Nota fiscal pesquisada está RECEPCIONADA do módulo CCT.
Passo 5 - No exemplo abaixo a nota fiscal vinculada a DU-E não está recepcionada. Veja que o registro não é encontrado no módulo CCT. Portanto neste caso é necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas para que realize a recepção desta nota fiscal, somente depois disso você terá sucesso no registro de sua DU-E.
E aí, gostou deste artigo sobre a DU-E embarque antecipado, como funciona a DU-E embarque antecipado e onde usar a DU-E embarque antecipado? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉